Papel Semente. Plante essa idéia
Todos conhecem o papel reciclável e suas propriedades. Na sua fabricação utilizamos muito menos energia e matéria prima poupando a natureza de um desnecessário desgaste. Assim evitamos que mais árvores sejam derrubadas e mais carbono seja emitido para a atmosfera.
Isso atenua o atual estágio de degradação do planeta, mas de maneira nenhuma reverte a situação. Isso só existiria se durante a vida do papel de alguma maneira ele começasse a acumular carbono. Parece utópico, mas por incrível que pareça esse processo já existe.Todos conhecem o papel reciclável e suas propriedades. Na sua fabricação utilizamos muito menos energia e matéria prima poupando a natureza de um desnecessário desgaste. Assim evitamos que mais árvores sejam derrubadas e mais carbono seja emitido para a atmosfera. Isso atenua o atual estágio de degradação do planeta, mas de maneira nenhuma reverte a situação. Isso só existiria se durante a vida do papel de alguma maneira ele começasse a acumular carbono. Parece utópico, mas por incrível que pareça esse processo já existe.
A idéia é simples. Você compra um papel, utiliza, e quando não necessitar mais dele, ao invés de jogá-lo no lixo, você planta. A vida que surgirá do papel captará muito mais carbono do que foi necessário para sua fabricação, invertendo completamente a lógica da degradação na produção de papel.O responsável por essa simples mas eficiente idéia é o Instituto Papel Solidário.
O projeto foi idealizado em 2008, passou por diversos testes e já está disponível para comercialização. Espera-se um aumento no número e na capacidade de produção do papel semente. Algumas empresas já declararam interesse, mas ainda não aderiram à idéia. O papel funciona como uma maneira de conservar o meio ambiente no seu pós-consumo.
Assista ao vídeo explicativo:








0 Response to "Papel Semente. Plante essa idéia"
Postar um comentário