A mais importante conferência climática da década

Por Gabriel Gomes


O objetivo deste blog é informar e formar uma consciência ecológica. Atitudes pequenas e ao alcance do leitor, mas que se tomadas em conjunto pela sociedade podem representar uma mudança no atual destino de todos. As atitudes individuais são importantes, mas os maiores atores nesta luta contra as mudanças climáticas são os Estados e Nações. É preciso uma mobilização da população mundial e de seus líderes em prol de um mundo sustentável. Um dos capítulos desta luta ocorre entre os dias 7 e 18 de dezembro em Conpenhague, Dinamarca, onde os líderes mundiais se reunirão para discutir políticas ambientais globais. A reunião COP15 contará com a presença de representantes de 193 nações, incluindo os dois maiores poluidores: China e EUA.

A proposta brasileira para a reunião foi definida no último dia 13, pelo Presidente Lula. O Ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, ficou satisfeito com a proposta de redução da emissão de carbono entre 36,1% e 38,9% até 2020. O Ministro ainda ressaltou que este é apenas um número base e a redução poderá ser ainda maior. A grande diferença brasileira para esta próxima reunião é o estabelecimento de de metas claras e numéricas para o país.

No contraponto da proposta brasileira, os dois maiores poluidores resolveram adiar uma proposta mais clara para 2010. China e EUA representam mais de 50% das emissões de dióxido de carbono, mas não possuem metas estabelecidas. Perde-se assim uma oportunidade imediata de mobilização global e superação do malogrado Tratado de Kioto.

Mesmo que Obama e o Partido Comunista Chinês não cumpram seu papel, você pode cumprir o seu. Fique ligado no Sutentare, acompanhe as consequências do COP15, e confira as dicas para deixar sua vida mais sustentável.

Assista ao vídeo oficial de divulgação da COP15:

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Twitter
  • RSS

0 Response to "A mais importante conferência climática da década"

Postar um comentário