A água doce no mundo e no Brasil

Por Luciana Pacheco

Distribuição:


A água ocupa aproximadamente 70% da superfície do planeta. O volume total de água na Terra não aumenta nem diminui, é sempre o mesmo. Mas 97,5% dessa água é salgada. Da parcela de água doce, 68,9% encontra-se nas geleiras, calotas polares ou em regiões montanhosas; 29,9% são águas subterrâneas; 0,9% compõe a umidade do solo e dos pântanos; e apenas 0,3% constitui a porção superficial de água doce presente em rios e lagos.

A água doce não está distribuída uniformemente pelo globo. Sua distribuição depende essencialmente dos ecossistemas que compõem o território de cada país. Segundo o Programa Hidrológico Internacional da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), na América do Sul encontra-se 26% do total de água doce disponível no planeta e a penas 6% da população mundial, enquanto o continente asiático possui 36% do total de água e abriga 60% da população mundial.


Consumo:

O consumo diário de água é muito variável ao redor do globo. Além da disponibilidade do local, o consumo médio de água está fortemente relacionado ao nível de desenvolvimento do país e oao nível de renda das pessoas . Uma pessoa necessita de, pelo menos, 40 litros de água por dia (para beber, tomar, banho, escovar os dentes, lavar as mãos, cozinhar etc.). Dados da ONU (Oraganização das Nações Unidas), porém, apontam que um europeu, que tem em seu território 8% da água do mundo, consome em média 150 litros de água por dia. Já um indiano, consome 25 litros por dia.

Segundo estimativas da Unesco, se continuarmos com o ritmo atual de crescimento demográfico e não estabelecermos um consumo sustentável de água, em 2025 o consumo humano pode chegar a 90%, restando apenas 10% para os outros seres vivos do planeta.
Fonte: Consumo sustentável: Manual de educação. Brasília: Consumers International/ MMA/ MEC/ IDEC, 2005.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Twitter
  • RSS

0 Response to "A água doce no mundo e no Brasil"

Postar um comentário