A mais importante conferência climática da década

Por Gabriel Gomes


O objetivo deste blog é informar e formar uma consciência ecológica. Atitudes pequenas e ao alcance do leitor, mas que se tomadas em conjunto pela sociedade podem representar uma mudança no atual destino de todos. As atitudes individuais são importantes, mas os maiores atores nesta luta contra as mudanças climáticas são os Estados e Nações. É preciso uma mobilização da população mundial e de seus líderes em prol de um mundo sustentável. Um dos capítulos desta luta ocorre entre os dias 7 e 18 de dezembro em Conpenhague, Dinamarca, onde os líderes mundiais se reunirão para discutir políticas ambientais globais. A reunião COP15 contará com a presença de representantes de 193 nações, incluindo os dois maiores poluidores: China e EUA.

A proposta brasileira para a reunião foi definida no último dia 13, pelo Presidente Lula. O Ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, ficou satisfeito com a proposta de redução da emissão de carbono entre 36,1% e 38,9% até 2020. O Ministro ainda ressaltou que este é apenas um número base e a redução poderá ser ainda maior. A grande diferença brasileira para esta próxima reunião é o estabelecimento de de metas claras e numéricas para o país.

No contraponto da proposta brasileira, os dois maiores poluidores resolveram adiar uma proposta mais clara para 2010. China e EUA representam mais de 50% das emissões de dióxido de carbono, mas não possuem metas estabelecidas. Perde-se assim uma oportunidade imediata de mobilização global e superação do malogrado Tratado de Kioto.

Mesmo que Obama e o Partido Comunista Chinês não cumpram seu papel, você pode cumprir o seu. Fique ligado no Sutentare, acompanhe as consequências do COP15, e confira as dicas para deixar sua vida mais sustentável.

Assista ao vídeo oficial de divulgação da COP15:

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Twitter
  • RSS

A Sociedade de Consumo

Por Luciana Pacheco

O que é:

O termo sociedade de consumo é uma das inúmeras tentativas de compreensão das mudanças que vêm ocorrendo nas sociedades contemporâneas. Refere-se à importância que o consumo tem ganhado na formação e fortalecimento das nossas identidades e na construção das relações sociais. Assim, o nível e o estilo de consumo se tornam a principal fonte de identidade cultural, de participação na vida coletiva, de aceitação em um grupo e de distinção em relação aos demais.

O consumismo:

Podemos chamar de consumismo a expansão da cultura do “ter” em detrimento da cultura do “ser”. O consumo invade as diversas esferas da vida social, econômica, cultural e política. Neste processo, os serviços públicos, as relações sociais, a natureza, o tempo e o próprio corpo humano se transformam em mercadorias. O consumo passa a ser encarado, mais do que um direito ou um prazer, como um dever do cidadão.

Com a expansão da sociedade de consumo, amplamente influenciada pelo estilo de vida norte-americano, o consumo se transformou em uma compulsão e um vício, estimulados pelas forças do mercado, da moda e da propaganda. A sociedade de consumo produz carências e desejos materiais e simbólicos incessantemente. Os indivíduos passam a ser reconhecidos, avaliados e julgados por aquilo que consomem. A felicidade e a qualidade de vida tem sido cada vez mais associadas e reduzidas às conquistas materiais Isto acaba levando a um ciclo vicioso, em que o indivíduo trabalha para manter e ostentar um nível de consumo, reduzindo o tempo dedicado ao lazer e a outras atividades.

As consequencias:

Em suas atividades de consumo, os indivíduos acabam agindo centrados em si mesmos, sem se preocupar com as conseqüências de suas escolhas. A crise ambiental mostrou que não é possível a incorporação de todos no universo de consumo em função da finitude dos recursos naturais. A partir da percepção de que os atuais padrões de consumo estão nas raízes da crise ambiental, a crítica ao consumismo passou a ser vista como uma contribuição para a construção de uma sociedade mais sustentável. Mas como o consumo faz parte do relacionamento entre as pessoas e promove a sua integração nos grupos sociais, as mudanças nos seus padrões torna-se muito difícil. Essa é a razão deste tema ser parte de programas de educação ambiental.

Fonte: Consumo Sustentável: Manual de Educação. Brasília: Costumers International/ MMA/ MEC/ IDEC, 2005.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Twitter
  • RSS

Apresentação

O futuro da humanidade depende de nossas atitudes hoje. Esse discurso é tão clássico que as pessoas se limitam a simplesmente concordar, mas nada fazem de prático para contribuir. Não precisamos apenas dos discursos ditos ambientais que circulam todos os dias na grande mídia, mas de atitudes reais.

Pequenas ações, que parecem irrelevantes isoladamente, são o ponto de partida para uma mudança de hábito coletivo. É com atitudes individuais simples que se dissemina a cosciência ambiental por toda a sociedade. Ao contrário do que costumamos pensar, a participação de cada um faz SIM a diferença.

O objetivo deste blog é facilitar ação dos que querem fazer essa diferença; mostrar que o consumo sustentável é possível e, mais do que isso, é extremamente necessário. Sugerimos maneiras de colaborar com a preservação do ambiente no seu cotidiano, na sua cidade, na sua casa.


Além disso, oferecemos informações sobre os temas ambientais mais discutidos nas escolas e na mídia, numa linguagem simples e dinâmica característica da hipermídia. Assim, os hiperlinks, os vídeos, as imagens, os sons e os textos deste blog pretendem proporcionar o melhor entendimento dos assuntos, enquanto as enquetes, os comentários e a seção de perguntas visam a promover o debate sobre o tema da sustentabilidade.

Embora já seja um começo, não basta ser consciente; é preciso agir.


Participe da nossa comunidade no orkut. Sustentare


Estamos também no Twitter! Siga: @BlogSustentare






  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Twitter
  • RSS